20 de jan. de 2009

Juventude ( Artigo para o Jornal o Taguá)

Quando fui convidado a escrever um artigo relacionado a juventude para o Jornal O´Taguá, logo pensei:-O que poderia haver de interessante para escrever sobre o tema? Depois de me virar várias vezes durante a noite pensando nisto e sem dormir, cheguei a conclusão que também sou jovem. De acordo com a Assembléia Geral das Nações Unidas, juventude compreende o período que vai dos 15 aos 24 anos. O que torna o jovem diferente dos demais? É a sua maneira de sociabilidade, seja relacionado aos seus grupos, às suas roupas, ao seu modo de falar e principalmente seu jeito de atuar na sociedade.
O trabalho de construção de uma sociedade melhor, passa pela idéia de transformação de base, e deve ser trabalhada principalmente entre os jovens, seja nas Igrejas, nas escolas, no movimento estudantil ou nos partidos políticos, mas de maneira que o jovem se sinta protagonista das transformações que ocorrem em seu meio, e a adaptação ao mundo globalizado. Mas o que faz o jovem sentir-se motivado a lutar por mudanças em seu meio? É saber que ele não é massa de manobra, não troca seus sonhos por espelhos, sabe de seus direitos, conhece as leis e sabe de seus deveres, e mesmo que sinta seus direitos ameaçados deve lutar para que seu ponto de vista seja visto e respeitado.
A juventude deve manifestar-se através de seu tempo, seja de maneira social ou cultural, através das artes, ou participando na política. Por exemplo, o “Funk” quando “surgiu” no Brasil, nos anos 70, tinha uma ideologia, diferente do funk de hoje. E a Black Music”, como música de protesto, ser jovem e ter juventude podem ser bem diferentes. Se observarmos por outros ângulos, a exemplo disso surgiu nos anos 60 a famigerada “Jovem Guarda”, em um momento de conturbação política brasileira, enquanto uns cantavam: Ele é o bom, e o meu carro é vermelho, outros estavam nos porões do DOPS,ou escondidos debaixo da cama do Bispo Católico D. Helder Câmara.
De acordo com o último censo do IBGE a população jovem de Taguatinga representa cerca de 40% do total de sua população, ou seja, quase a metade da cidade, que é uma das mais importantes do Distrito Federal, este é um argumento muito positivo para trabalharmos em prol de uma cidade melhor, justa e perfeita. Mas o que está acontecendo?Será que a juventude está adormecida?Talvez ao invés dela se adaptar ao meio ela esteja se entregando aos extremos, o diálogo está sendo trocado pelo computador, pelo MSN, Orkut, internet, pelo consumismo e pelo comodismo, assim não há como ver as coisas acontecerem, a juventude é a construção de um mundo a longo prazo.
A juventude não pode perder o seu perfil, sua identidade, ela deve pôr a sua cara na rua e não usar máscaras, a democracia brasileira foi protagonizada principalmente pelos jovens que combateram a ditadura, e outros não viram nem se quer seu sonho realizado, mas ao contrário, morreram por ele, como o caso de Honestino Guimarães, Chico Mendes que lutou até a morte por seus ideais entre outros, mas o que faz alguém dar a vida por seus ideais? É acreditar que um mundo melhor é possível.
Recentemente o Brasil deu posse a seus prefeitos e vereadores, entre eles só o PT ( Partido dos Trabalhadores ) elegeu 373 vereadores e 30 prefeitos com menos de 29 anos entre 4.119 e 559, respectivamente, isso é muito bom tendo em vista que para prefeito a idade mínima é 21 anos e vereador 18, isso mostra um trabalho de conscientização política voltada para a juventude. Minha mãe dizia que a mão que balança o berço é a mesma que domina o mundo, e a juventude de Taguatinga hoje é a mesma que vai administrar esse cidade amanhã, que 2009 comece cheio de ideais jovens de mudança e de transformação, aonde possamos dar prumo as ações que serão construídas durante o ano.
Este artigo não é voltado só para os jovens e sim para todos que têm jovens na família, no bairro, nos seus grupos sociais, e lembrem-se o que envelhece é o corpo, o espírito, a luta é o engajamento são eternos, e o sonho nunca morre, e como dizia o grande jornalista e operário Everardo Dias:” “Lutar? Por que, para que? Sempre tem porque e para que lutar os que fazem da vida uma afirmação e colocam o porvir do homem na Terra ”.


” Nossa linda juventude, Página de um livro bom,Canta que te quero,Cais e calor,Claro como o sol raiou,,Claro como o sol raiou...”( 14 Bis ,Linda Juventude)

Nenhum comentário: