22 de nov. de 2010

A Juventude do Distrito Federal

Meus amigos e meus Irmãos,

Hoje penso que um dos problemas mais graves do Distrito Federal e por que não dizer do Brasil é a Juventude, da falta de politicas públicas para a Juventude, e de jovens que não conseguem atingir a maturidade por barreiras que impedem a sua chegada até lá, assim após anos de lutas e atendendo a conovação de vários setores da sociedade, me faço a disposição para defender a Juventude do Distrito Federal, sei na pele o que é a falta de oportunidades para os jovens e o tanto que é dificil para alcançar coisas boas, se curvar perante coisas ruins, assim me apresento como o Sub-secretário de Juventude do Governo do Distrito Federal.


Peço apenas um pouco de paciênciapara ler o breve histórico de nossa caminhada.

Apresentação


Vítor Andrade, conhecido como Vitinho, filho de imigrantes nordestinos, nasceu em Taguatinga no ano de 1983. Sua mãe, empregada doméstica, fez parte de Associação de Inquilinos da cidade, recebendo uma casa construída em mutirão no Setor M Norte.

Seus pais faleceram quando ele tinha apenas seis anos. Foi criado juntamente com seus irmãos pela tia e pela avó. Apesar de todas as dificuldades, conseguiu estudar e concluir graduação em História no ano de 2008.


Sua vida foi permeada por participação em movimentos políticos e sociais desde os 14 anos. Filiado ao PC do B do DF desde os 18, participou de grupo de jovens na Igreja Católica, tendo sido coordenador por três anos consecutivos, participou do Grupo Ecumênico de Brasília, atuou em grêmios estudantis e esteve na organização da 1ª Caminhada da Juventude, atividade esta oriunda das reflexões da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2000. Foi ainda professor de Serigrafia na antiga Fundação Educacional do DF para Jovens e Adultos. Ajudou a fundar grupo do PC do B em Samambaia, reorganização em Ceilândia e da base de Taguatinga. Participou do Movimento Estudantil na UBES, UNE e UJS e na eleição de LULA para presidente em 2002.


Em 2004, após aprovação em concurso para o Ministério da Integração Nacional, muda-se para Porto Alegre, auxiliando na organização do Núcleo Regional Sul da pasta, onde permanece atuando junto ao PC do B. Participou ativamente nas campanhas para as Eleições Municipais no mesmo ano. Ainda em 2004 casa-se com Francisca Uiara, servidora da Justiça Eleitoral. Atuou ativamente no Fórum Social Mundial. Em 2006 nasce sua filha, Maria Isabel.


De volta à Brasília, participa das coordenações das candidaturas de Arlete Sampaio ao Governo do DF e de Agnelo Queiroz ao Senado. Ainda no mesmo ano contribui com a fundação do Fórum Permanente em Defesa de Ceilândia, sendo secretário de Formação e Juventude. E no Ministério da Integração cria a Centro de Informação Bibliográfica e Legislativa, e depois sua Biblioteca.


Pertence ao quadro de obreiros da Loja Maçônica Universitária Verdade e Evolução, do Grande Oriente do Distrito Federal.


Atualmente é aluno de Pós-Graduação em História e leciona essa disciplina no SESC de Taguatinga Norte, após aprovação em processo seletivo, eleito para a CIPA período 2011/2012.


Breve Curriculum Vitae


    • Professor de Serigrafia na Secretaria de Educação do DF no ano de 2002;

    • Assistente Técnico-Administrativo no Ministério da Integração Nacional de 2004 a 2009, tendo atuado em diversas áreas no Rio Grande do Sul e em Brasília;

    • Professor de História no SESC/DF;

    • Graduado em História pela UPIS em 2008;

    • Estudante de Pós-Graduação em História pela UDF.

Ante o histórico apresentado, e por ser Vítor Andrade uma liderança Jovem reconhecida por seus pares, por toda a experiência social, politica e administrativa demonstrada com apenas 27 anos e por sua participação ativa junto à juventude, defendemos o nome de Vítor Andrade para atuar junto à Juventude no Governo de Agnelo Queiroz do Distrito Federal.


OBJETIVOS:



Por ser jovem e por ser morador de área de conflitos sociais, entre Ceilândia e Taguatinga, conheço os problemas enfrentados pelos jovens de hoje no Distrito Federal. Falta-lhes inclusão sócio-educativa, alternativas de lazer, condições básicas e minimas previstas na Carta Magna de 1988 e na Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão.

Hoje possuo 27 anos de idade e há 13 trabalho com crianças, jovens e adolescentes, sou professor, atuei em grupos jovens e em outras atividades relacionadas à juventude. Desta forma, alguns seguimentos da sociedade, tais como partidos políticos, igrejas, lojas maçônicas,professores, sindicatos, entre amigos e familiares decidiram propor o meu nome ao Governo do Distrito Federal para Sub-secretaria de Juventude, por acreditarem que possuo legitimidade para atuar nesse seguimento.

Para tanto é necessário que essa indicação passe por pessoas estratégicas, como senadores, deputados, empresários, por se tratar de uma área delicada e também por representar força de atuação politica e que chegue à Equipe de Transição do Governo. Nos últimos anos, no Distrito Federal não houve nem uma proposta eficaz para a juventude, que anda sem rumo, sem alternativas, muitas vezes encontrando caminhos de águas turvas, onde muitas vezes impede o jovem de atingir a fase adulta pelos mais diversos problemas.

Por possuir experiência administrativa, politica e social, acredito que é possível fazer uma politica voltada para o jovem sem gastos abusivos para os cofres públicos, e contribuir para uma vida melhor para jovens e não jovens. Hoje venho levar ao teu conhecimento a indicação de meu nome a Subsecretaria de Juventude, vinculada a Secretaria de Justiça e Cidadania do Governo do Distrito Federal, e dentro das possibilidades contar com o apoio de outras pessoas estratégicas como já citado.


Projetos importantes:


  • Auxiliar na inserção social e criação de politicas de empregos para jovens, no ramos técnico e científico, por meio de Parcerias Público-Privado;

  • Instalar o projeto Menina-Moça, para atendimento à saúde da jovem, com equipe multidisciplinar, com psicólogos, ginecologistas, médicos especialistas em adolescência, em todas as cidades satélites do Distrito Federal, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e de Saúde;

  • Apoiar o reaparelhamento e a atuação dos Conselhos Tutelares;

  • Projeto “Respeite os mais velhos, um dia você chega lá”, preocupação com quem sempre contribuiu para a sociedade; levar os jovens à repensar a forma como são tratados os mais velhos;

  • Rediscutir a forma como vem sendo trabalhado o “passe-livre” estudantil, que está sendo motivo de prejuízo ao Estado, e desrespeito ao Cidadão;

  • Projeto “Poema nos ônibus”, hoje já existe em Porto Alegre, mas não é voltado apenas para jovens. Poderia ser feito um concurso para crianças, jovens e adolescentes,onde os vencedores teriam seus poemas afixados em adesivos nos coletivos públicos;

  • Festival de Música Popular, de garagem e barzinho, dando oportunidade de reconhecer novos talentos que não possuem incentivos para divulgarem seus trabalhos;

  • Proporcionar aos jovens tardes de discussão, louvor e lazer, a fim de realizarem suas práticas religiosas e sociais;

  • Realizar constantes palestras no CAJE, Escolas Públicas, Igrejas, De Molays, e outros grupos onde se encontrem a juventude assim como seminários em simpósios com temas de abordagem ao público jovens como medida de prevenção ao uso de drogas, de bebidas alcoólicas, ao sexo sem proteção, à gravidez indesejada, à transmissão de DST, etc;

  • Assim como o “ Eixão do Lazer”, projeto parecido poderia ser levado à outras Regiões Administrativas, proporcionando espaço para o lazer através do fechamento de avenidas aos domingos;

  • Está cada dia mais frequente doenças relacionadas a alimentação, projeto de alimentação saudável ( medida de prevenção) aos jovens para quando atingirem idade mais avançada não sofram desses males.

  • Medidas de combate ao “Bulling” e a todo o tipo de preconceito, através de campanhas sócio-educativas;

  • Trabalhar conjuntamente com a secretaria de educação o retorno dos cursos técnicos em nível médio em horário contrário as aulas, devida a carência que o mercado de trabalho tem em formar mão-de-obra de nível técnico.


Acredito que com alguns projetos simples é possível transformar a vida de muitos jovens que hoje encontram-se em situação de risco, ou que buscam uma melhor alternativa de vida.

Assim peço seu apoio para a indicação para ser o Sub-secretário de Juventude para que juntos possamos fazer uma sociedade Justa e Perfeita, combatendo as desigualdades com objetidade e confiança, juntos podemos fazer muitas coisas, sabendo que a Juventude é o porvir do nosso país e de nossa sociedade.



Currículo


Nome: Vítor Andrade

Idade: 27 anos

Correio Eletrônico: vitor_u@hotmail.com

Formação acadêmica: Licenciatura Plena em História.

Pós Graduação: Pós Graduando em História

Técnico: Artes Gráficas.

Atualmente: Professor de História do SESC de Taguatinga Norte

Cursos, seminários, fóruns Complementares:


  • Curso de desenvolvimento de competências (Escola Nacional de Administração Pública) e Organizador.

  • Seminário Nacional de desenvolvimento sustentável (Ministérios da Integração Nacional MI e Agricultura Agropecuária e abastecimento MAPA) e Organizador.

  • Fórum Nacional de ética e Cidadania (Câmara dos deputados).

  • II Fórum Internacional das Águas-(Governo Federal e do Estado do Rio Grande do Sul) e Organizador.

  • Credenciamento de professores de ensino religioso ( não concluído, apenas primeira fase) Arquidiocese de Brasília.

  • Curso de História do Brasil Republicano (Universidade de Brasília).

  • Curso Artes gráficas (Centro Social Luterano).

  • Curso Artes Gráficas/Corel Draw (Sarmento Computadores).

  • Curso Artes Gráficas (FAT).

  • Curso Ms Office (IPD, Ms DOS, Windows, word, excel)/ Planfor @site,saber.



Atividades Profissionais:


  • Servidor contratado do Ministério da Integração Nacional, atuando nas áreas de organização de diretoria no Núcleo Regional de Porto Alegre-RS, Desenvolvimento de atividades neste Ministério junto a Secretaria de Obras Públicas e Saneamento do Rio Grande do Sul –SOPS- no processo de estiagem dos anos de 2004-2005 atendendo cerca de 500 prefeituras gaúchas, juntamente com a defesa civil, bem como o atendimento a Prefeitos, Vereadores, Deputados e demais autoridades governamentais.


  • A convite da administração central veio a prestar seus serviços em Brasília desde maio de 2006, na assessoria do gabinete do Departamento de Obras Hídricas.

  • Fundador e Chefe de Serviço de Informação Bibliográfica e legislativa de setembro de 2006 à abril de 2008 lotado no Gabinete da Secretaria de Infra-estrutura Hídrica e em sua assessoria.


  • Desde então trabalha na assessoria técnica administrativa da Coordenação Geral de Implantação de Projetos de Irrigação, e da Diretoria de Desenvolvimento Hidroagricola, no controle de pagamentos de convênios, assim como controles de notas de empenho e ordens bancárias, acompanha a execução de convênios de Descentralização de Crédito Orçamentário e dos Projetos – Piloto de investimentos, de acordo com a legislação vigente e respeitando a LOA e o PPA, bem com prestação de informações ao Senado, Câmara dos Deputados, governos estaduais e municipais e demais eventos do Departamento.



  • Técnico operacional do SINCONV, sistema do governo federal que auxilia entidades governamentais a formalizarem convênios com o Ministério da Integração Nacional.

  • Ex- professor contratado da Secretária de Estado da Educação do Distrito Federal, no período letivo de 2002.

  • Professor de Artes Gráficas e Serigrafia na Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal no Período letivo de 2002 para diferentes Faixas Etárias.

  • Primeiro Colocado no Processo Seletivo de 2003 e 2004 para professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal e 9º em 2009.

  • Colaborador do Jornal “O Taguá” com publicação de artigos.

  • Primeiro Colocado no processo seletivo do SESC para professor de História


  • Leciona as disciplinas de:


História, História Social, História política brasileira, história do Brasil,

geopolítica,economia, atualidades, política,história da arte, História Contemporânea, Ecumenismo, Doutrina Social da Igreja.



Atividades Políticas :



  • Assessor político nas eleições de 2002 para presidente, e governador do GDF;

  • Assessor da frente popular em Porto Alegre nas eleições para prefeito e vereador em 2004;

  • Assessor político na eleição de 2006 para Senador de Agnelo Queiroz;

  • Assessor político de candidaturas à deputados federais, estaduais e distritais;

  • Organizador de eleições para conselhos tutelares em Taguatinga e Ceilândia;

  • Secretário de Formação e Juventude do Fórum Permanente em defesa de Ceilândia;

  • Organizador de movimentos sociais como prefeituras comunitárias, associações, sindicatos;

  • Ex- Assessor Técnico do Ministério da Integração Nacional.



Nenhum comentário: