13 de dez. de 2010

A Juventude- publicação de Artigo para o Jornal o Taguá de Dezembro de 2008



O trabalho de construção de uma sociedade melhor, passa pela idéia de transformação de base, e deve ser trabalhada principalmente entre os jovens, seja nas Igrejas, nas escolas, no movimento estudantil ou nos partidos políticos, mas de maneira que o jovem se sinta protagonista das transformações que ocorrem em seu meio, e a adaptação ao mundo globalizado. Mas o que faz o jovem sentir-se motivado a lutar por mudanças em seu meio? É a consciência de não ser massa de manobra, de não trocar seus sonhos por espelhos, conhecer seus direitos, conhecer as leis e saber de seus deveres, e mesmo que sinta seus direitos ameaçados, lutar para que seu ponto de vista seja visto e respeitado.

A juventude deve manifestar-se através de seu tempo, seja de maneira social ou cultural, através da música, dança, e outras formas de arte; ou de manifestação política. Atualmente, o “Funk”, por exemplo, teve seu sentido original desvirtuado. Quando surgiu, ainda nos anos 70, como Black Music, tinha o significado de música de protesto. Ser jovem e ter juventude podem ser bem diferentes.

De acordo com o último censo do IBGE a população jovem de Taguatinga representa cerca de 40% do total de sua população, ou seja, quase a metade da Cidade, que é uma das mais importantes do Distrito Federal, este é um argumento muito positivo para trabalharmos em prol de uma cidade melhor, justa e perfeita. O que está acontecendo? Estaria a juventude adormecida? Ao invés dela se adaptar ao meio, ela está se entregando aos extremos. O diálogo está sendo trocado pelo computador, pelo MSN, Orkut, internet, pelo consumismo e pelo comodismo. Desta forma, não há como ver as coisas acontecerem, a juventude é a construção de um mundo a longo prazo.

A juventude não pode perder o seu perfil, sua identidade, ela deve pôr a sua cara na rua e não usar máscaras, a democracia brasileira foi protagonizada principalmente pelos jovens que combateram a ditadura, e outros não viram nem se quer seu sonho realizado, mas ao contrário, morreram por ele. Podemos citar como exemplos, Honestino Guimarães, Chico Mendes e tantos outros que morreram por seus ideais. O que faz alguém dar a vida por seus ideais? É acreditar que um mundo melhor é possível!

Recentemente o Brasil deu posse a seus prefeitos e vereadores, entre eles o PT ( Partido dos Trabalhadores ) elegeu 373 vereadores e 30 prefeitos com menos de 29 anos dentro do total de 4.119 e 559 vagas conquistadas. Isso é muito bom tendo em vista que para prefeito a idade mínima é 21 anos e vereador 18, mostra um trabalho de conscientização política voltada para a juventude. Minha mãe dizia que a mão que balança o berço é a mesma que domina o mundo, e a juventude de Taguatinga hoje é a mesma que vai administrar esse cidade amanhã .Que 2009 comece cheio de ideais jovens de mudança e de transformação, aonde possamos dar prumo as ações que serão construídas durante o ano.

” Nossa linda juventude/Página de um livro bom/Canta que te quero/Cais e calor/Claro como o sol raiou/Claro como o sol raiou...”( 14 Bis ,Linda Juventude).

Vítor Andrade

Licenciado em História




Nenhum comentário: