7 de nov de 2011

Marcha contra a corrupção: “ Eu não fui”, “Eu não vou”

Educação e ética estão diretamente ligados, e fazem toda diferença para combater a corrupção.Segundo o famigerado Aurélio corrupção é: Ação ou efeito de corromper, de fazer degenerar; depravação. / Ação de seduzir por dinheiro, presentes etc., levando alguém a afastar-se da retidão; suborno, apropiar-se do que não é seu, Fazendo uma reflexão a respeito da Marcha contra a corrupção em todo o país, cheguei a uma conclusão depois de vário convites : Não vou! Estive em Porto Alegre na 57ª Feira do livro,e vi uma chamada para a Marcha contra Corrupção para o dia 15 de Novembro data de nossa Proclamação da “República”, mas percebi que o cartaz estava espalhado pela cidade em paradas de ônibus, em paredes de prédios, contribuindo com a poluição visual, mesma poluição que é feita pelos partidos politicos em época de campanha.


Chegando em Brasilia vi que havia também convites para a Marcha em alguns pontos de ônibus, mas não é apenas sobre isso que comentar, existem outros valores que devem ser refletidos antes de encarar a marcha, eu coloco meu carro na calçada em frente a minha casa, daí lembrei calçada é lugar de pedestre e rua lugar de carro, resumindo estava errado, minha conta de telefone vence dia 02 de cada mês, quando eu não pago pelos mais diversos problemas eu continuo usando os serviçoes até o dia em que eles suspendem o serviço, quem de nós nunca comeu uma uva no supermercado ou na feira? “ Aha mais é apenas uma” mas no mercado têm 500 pessoas uma de cada um o prejuízo é do comerciante, mas daí alguns ainda respondem “ O comerciante só lucra” , “É tudo caro”. E ainda nos deparamos com comerciantes colocam nas comandas: “ Na perca desta comanda, pagará R$ 200,00”, e o comerciante ainda fala que o governo os rouba por que tem muito imposto e tarifa.


Não vou a Marcha contra a corrupção, por que não separo o lixo seco do lixo orgânico, não vou a marcha por que no trânsito quando estou muito atrasado não paro na faixa, ou não dou preferência no trânsito, ou até mesmo por que as vezes falo para minha esposa que estou chegando em casa e levo uma hora para chegar, conversando com amigos, ou vejo “pornografiazinhas “ na internet escondido de minha esposa ou esposo. Por que atraso para chegar ao serviço e digo que foi por causa do ônibus sendo que a verdade foi acordei atrasado, não vou a marcha contra a corrupção, por que não dou meu lugar para alguém mais velho seja no ônibus ou no metrô, não vou a marcha contra a corrupção por que faço compras no hipermercado e depois descarrego as compras no meu carro, e deixo o carrinho ali mesmo, sendo que não havia encontrado ele ali, no mesmo hipermercado que pego mais sacolas que o necessário e coloco junto as compras “ São usadas para por lixo, ah mas são apenas algumas sacolas, o mercado tem tantas, e inclusive já estão incluidas no preço”. No mesmo mercado em que eu vou com minha esposa, e onde eu fico numa fila e ela na outra, o que esvaziar primeiro passo minhas compras, em total desrespeito para quem está atrás de mim.


Não vou a marcha contra a corrupção por que depois dela ficam copos e latas descartáveis no chão, e ouço buzinadas das pessoas que vão de carro, para outras pessoas que estavam na marcha ou não, por que o trânsito não anda, mesmo trânsito que tomo minha cervejinha e fujo da blitz por que recebi no twitter via celular onde estava ocorrendo, para não ser pego no bafômetro, e se sou pego não faço o teste, por segundo a lei ninguém é obrigado fazer provas contras si, isso pode até ser verdade, mas e minha ética?

Não vou a marcha da corrupção por que se ela acaba de que vou reclamar depois? na missa de domingo após “ Paz de Cristo”, e de ouvir no culto que para “Deus não existe pecadinho ou pecadão” que para Deus pecado é tudo igual e ele perdoa do mesmo jeito, e logo após a missa ou culto as pessoas não se conhecem mais na rua e cometem o mesmo “buzinaço” no termino da celebração para sairem logo, percebi que não existe” corrupçãozinha e nem corrupçãozona” e sim Corrupção e acabou, seja na uva ou seja no orçamento. Meu amigo se algum desses exemplos dados acima foi mera coicidência, ou frequência, repense antes de mandar e-mails convidando para a marcha contra corrupção, ou até mesmo antes de ir, aliás espero que quem manda os e-mails tenha a licença ou compre os softwares originais, que não tenham comprado pirata, será que as pessoas que vão a marcha ( não generalizando) Assistiram o filme “ Tropa de Elite I ”, antes de ser publicado no cinema?. Muitos desses exemplos eu cometo ou cometi, e para dar exemplos: “ EU NÃO VOU NA MARCHA CONTRA CORRUPÇÃO”, onde existe educação e ética não terá espaço para corrupção, e assim termos uam sociedade Justa e Perfeita.

Um Fraternal abraço

Profº Vítor Andrade.’.

2 comentários:

jorge amaral disse...

Espalhem cartazes e avisos contra os corruptos e contra a corrupção pelo Brasil inteiro!!! Cubram o Brasil inteiro com cartazes e avisos contra os corruptos e contra a corrupção!!!

RICO GUIMARÃES disse...

Olá amigos deste prestigiado blog. Vejam o meu vídeo no You Tube sobre a corrupção e a sociedade brasileira e comentem sobre o mesmo. Conto com vocês.



http://www.youtube.com/watch?v=-T6yb_iFLd4