25 de dez. de 2011

O SINPROEP filia-se a CUT Brasil




O Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares do Distrito Federal, SINPROEP-DF, realizou sua assembléia de filiação a Central Única dos Trabalhadores,CUT, neste último sábado dia 17/12, no auditório do SINPRO-DF, onde também, foi apresentado o projeto e o andamento, de mais uma conquista de 2011, o direito a Moradia, foi apresentado também aos filiados a nova Sede do SINPROEP localizada no SIG, em 2011 foram muitas conquistas não conseguimos realizar todos os nossos desejos, mas lutamos muito para que nossos sonhos fossem realizados, o que nos inspira para que 2012, tenhamos mais conquistas.

Mas qual a real importância de nos filiarmos a CUT? Essa foi uma indagação de muitos. Um sindicato já e uma filial política por natureza, que surge lá na Idade Média, com os Pedreiros –Livres, ou corporações de oficio, que se organizavam e se protegiam e socorriam-se mutuamente, na verdade seria um primeiro esboço de um sindicato, mas servia para representar seus associados, o sindicato pode ser de caráter profissional ou também patronal e empresarial, apesar de alguns historiadores defenderem que associações parecidas já existiam na China, ou no extremo Oriente, mas prefiro me apegar ao conceito mais “moderno”.

Durante o Século das Luzes na Europa, surgem instituições de socorro aos associados, principalmente trabalhadores fabris as famosas trade unions, o que viria principalmente na Inglaterra contribuir para que na Revolução Industrial , as idéias liberais e o cunho capitalista tivesse menos força, com uma ideologia Social e política dos Sindicatos, ou seja o Sindicato é o fator de consciência política e Social, buscando intervir na lógica da Luta de Classes.

As primeiras Manifestações de Sindicato no Brasil, Surgem ainda no Século XVIII no Rio de Janeiro e Salvador. No inicio dos anos 80 surgem a Central única dos Trabalhadores – CUT, Sindicalismo classista e de massas, combativo. Classista porque não reduz o trabalhador a um vendedor da força de trabalho, ainda que parta desta condição imposta pelas relações capitalistas de trabalho para desenvolver sua ação sindical.

O Sindicato pode ser de Natureza de Direito público ou privado, regida por estatutos, A estrutura sindical brasileira é feita em um sistema confederativo, ou seja, em três níveis, com o sindicato na sua base, a federação em grau intermediário e a confederação em grau superior aos demais. As centrais Sindicais tem respaldo constitucional elas são associações civis, previstas nos incisos XVII e XXI, do art. 5º, da Constituição Federal, podendo, inclusive, impetrar mandado de segurança coletivo, nos termos do inciso LXX, alínea b, do mesmo dispositivo constitucional.



Portanto meus amigos, não querendo desmerecer o trabalho da CTB, mas vivemos em um momento político que há mais viabilidade política na CUT, seja pela sua atuação em caráter nacional e no DF, seja por sua história, assim acredito na força de todos que compõem o sindicato não estamos indo para outra central para sermos apenas números, mas sim para atuarmos de maneira Justa e Perfeita, fazendo valer e representar, cada sindicalizado e cada professor que ainda não é, é assim que se constrói um povo, com luta, com garra, com objetivo de não desistir nunca e como Dizia no saudoso Operário Brasileiro Everardo Dias:

“Lutar? Por que, para que?
Sempre tem porque e para que lutar os que fazem da vida uma
afirmação e colocam o porvir do homem na Terra”



Um fraternal Abraço

Professor Vítor Andrade.’.

Fotos da Assembléia de 17/12/2011


















Nenhum comentário: