26 de jan. de 2014

A Flor da Pele


*Vítor Andrade

Não é de hoje que lemos, e assistimos, noticias de brigas em estádios de futebol, mas também não é de hoje que existem brigas de trânsito, brigas de bar, brigas nas escolas, estamos a ponto de estar em um verdadeiro estado de Guerra.Na idade média as guerras eram militares, por território, Marco Polo é o Grande revolucionário com armas de fogo etc...Mas há os que criticam a  Idade Média principalmente,  dizendo que foram momentos de muita selvageria, o que também ocorreu em outros momentos de conflito ao longo da história.


Hoje na dita “Modernidade”, estamos lidando com situações piores. O que leva pessoas que nunca se viram, que não conhecem nada da vida um do outro, a se gladiarem por um esporte? Ou por uma simples fechada no trânsito, ou por uma freada errada, atirarem uma nas outras, ferirem com pedaços de madeira? A sociedade vive hoje com os nervos a flor da pele, ou seja tão nervosa ao ponto dos nervos  explodirem.Não é possível acreditar que a briga é apenas por fanatismo, tem algo a mais no contexto, escrito nas entrelinhas políticas , sociais e econômicas do país.


O efeito pode ser sociológico, as pessoas andam tão egoístas que lutam apenas pelo seu próprio território individualmente, seja seu carro, seja seu time, existem aqueles que vivem a margem do sistema no submundo do crime, que cometem delitos apenas para sua satisfação, estes não conseguem encontrar a percepção do que é o outro, ou o que é do outro, e não importa o grau de escolaridade, trabalho ou função que exerce na sociedade.


Estamos caminhando para o caos, e não adianta por a culpa no Estado ou nas classes políticas, aqui o elo é social, existem pessoas pobres que não são marginais, e existem ricos que são,  as crianças estão cada dia mais violentas, e não adianta dizer que é stress por que são muito jovens para terem noção do que é stress, não consigo entender quando no jogo de futebol torcedores estão se matando, o narrador dizer: - Meus Deus é muito lamentável.Na mesma emissora que transmite UFC onde o sangue jorra solto e as pessoas também estão se matando.


Está faltando educação. Em casa, na Escola, nos  alunos, nos professores, na polícia, no motorista de ônibus. A solução está na escola, é na escola que os jovens aprenderão a sociabilização, é na escola que podem exercitar o ócio  criativo, é lá que professores tem que respeitar os alunos para serem respeitados, precisamos formar cidadãos em tempo  integral, com noções de cidadania, direito, respeito ao próximo, precisamos construir uma nova casa ao invés de simplesmente arrumar a casa, precisamos de móveis novos, telhados resistentes ao tempo, e educar quem vive nela, para ter zelo, respeito aos que convivem dentro dela, acalmar os nervos, depois de concluído agora podemos receber visitas para a Copa do Mundo.


Vítor Andrade

Profº de História

Nenhum comentário: