1
33ª SEMANA DE HISTÓRIA DO UNICEUB
TEMA: LEITURAS CONTEMPORÂNEAS DA HISTÓRIA
22/maio
(terça-feira)
Local: Salas de Aula do Bloco 6
19h30- 22h30: Simpósios Temáticos
ST 01: Sala 6106
ST 02: Sala 6107
ST 03: Sala 6108
Sessão I- Mesas de Comunicações Coordenadas
“A MAÇONARIA E A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL- 1822” por VÍTOR ANDRADE.
Data: 21 a 25 de maio de 2012
Introdução
A Semana de História do UniCEUB consiste em um importante espaço de articulação entre pesquisa e formação acadêmica para nossos estudantes. Em sua 33ª edição propomos ampliar o seu âmbito de atuação, debatendo publicamente temas relevantes para a historiografia produzida no Brasil. Este evento concede um espaço privilegiado ao debate dos estudos e pesquisas que vêm sendo desenvolvidas pelos docentes, pós-graduandos e graduandos em História e de áreas afins do Centro Universitário de Brasília e de outras instituições do Distrito Federal. O tema desta edição foi escolhido em reunião do colegiado, após consulta prévia entre os estudantes, sendo intitulado “Leituras Contemporâneas da História”. Tal tema busca contemplar as diferentes possibilidades de leitura e produção no campo historiográfico, enfatizando novas abordagens inscritas na contemporaneidade e em especial, os diálogos interdisciplinares estabelecidos nos meios acadêmicos entre a história e outros campos de conhecimento.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES- 33ª Semana de História do UniCEUB
21/maio
(segunda-feira)
Local: Auditório do Bloco 8
19h30
- Apresentação do Coral UniCEUB
- Conferência de Abertura com Prof. Dr. Marcos Silva (USP)
“Escrever e Ler História- Perspectivas Contemporâneas”: Comentário do Palestrante: Habituamo-nos a ler e escrever uma Historiografia erudita que circula entre pares, pessoas que, como
2
nós, têm formação universitária em História ou áreas próximas. Essa tradição favorece uma leitura e uma escrita rigorosas técnica e teoricamente, conquista importante. Em contrapartida, limita a circulação do conhecimento que produzimos, transforma-o numa espécie de protocolo de reconhecimento entre iguais ou de exclusão daqueles que são considerados incapazes para atingirem um nível de excelência acadêmica. Um desafio que os profissionais de História enfrentam é ultrapassar aquele limite, preservando patamares de qualidade em sua produção. O debate sobre Ensino e Difusão (escritos para-didáticos ou de divulgação, organização de exposições, internet etc.) é uma via para procurar realizar aquela superação.
- Coquetel com Lançamento de Livros: “RIMBAUD ETC. - HISTÓRIA E POESIA” (Hucitec, 2011); e “VER A HISTÓRIA - O ENSINO VAI AOS FILMES” (Hucitec, 2011).
22/maio
(terça-feira)
Local: Salas de Aula do Bloco 6
19h30- 22h30: Simpósios Temáticos
ST 01: Sala 6106
ST 02: Sala 6107
ST 03: Sala 6108
Sessão I- Mesas de Comunicações Coordenadas
19h- 19h15: Intervenção Cultural (Centro Acadêmico de História)
ST 01 (Sessão I)- História, Raça e Gênero- Coordenação: Prof. Joelma Rodrigues e Prof. Salatiel Ribeiro
“Africana womanism: outra perspectiva sobre raça e gênero” por Joelma Rodrigues da Silva (UniCEUB)
“Mulheres mágicas: autonomia e cura de corpos, saberes populares tradicionais e a construção de conhecimentos não-hegemônicos” por Jéssika da Silva Montanha (UniCEUB)
“Sobre mulheres e mitos: representações históricas sobre gênero” por Aline Casulari Pinhate (UniCEUB)
“Homossexualidade e ambiente escolar: a teoria queer como proposta para formação inicial e continuada de professores” por Vinícius Lopes Torres (UniCEUB)
ST 02 (Sessão I)- Direito, Justiça e Memória- Coordenação: Prof. Ana Catarina Zema e Prof. Marcelo Tadeu dos Santos
“As políticas do perdão e a reconciliação na Austrália e no Canadá” por Ana Catarina Zema de Resende (UniCEUB/ UnB)
“Marbury v. Madison (1803): o judiciário americano e a conquista de sua autonomia” por Eduardo Ubaldo Barbosa (UnB/ UniCEUB)
“A MAÇONARIA E A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL- 1822” por VÍTOR ANDRADE.
“A construção mitológica do herói – de Gilgamesh a Tiradentes” por Denilson Alexandre Coelho (UniCEUB)
ST 03 (Sessão I)- Fontes Documentais e Pesquisa Histórica- Coordenação: Prof. Cristiane Portela e Prof. Deusdedith Jr.
“Historiografia goiana: quando a história escrita se torna documentos” por Deusdedith Rocha Jr (UniCEUB/ UnB)
3
“Brasília para além do mito fundador: W3 Sul memória coletiva” por Marcelo Emanuel dos Santos (UniCEUB)
“Eu até hoje sou amigo do Núcleo Bandeirante: identidade local e fontes documentais para uma história do DF” por Henrique Medeiros Alves Fernandes (UniCEUB)
“Pensar Brasília, pensar história, pensar cinema” por Anna Lorena Morais (UniCEUB)
“Cinema é mais do que agente da história” por Jéssyca Lorena Alves Bernardino (UniCEUB)
23/maio
(quarta-feira)
Local: Salas de Aula do Bloco 6
19h30- 22h30: Locais dos Simpósios Temáticos
ST 01: Sala 6106
ST 02: Sala 6107
ST 03: Sala 6108
Sessão II- Mesas de Comunicações Coordenadas
19h- 19h15: Intervenção Cultural (Centro Acadêmico de História)
ST 01 (Sessão II)- História, Raça e Gênero- Coordenação: Prof. Joelma Rodrigues e Prof. Salatiel Ribeiro
“A representação do feminino como exercício de subversão no discurso fílmico de Glauber Rocha” por Salatiel Ribeiro (UniCEUB/ UnB)
“O processo de construção da identidade do jovem negro” por Lívia Gomes de Luccas (UniCEUB)
“Três ensaios conjugados sobre a questão quilombola” por Ylian Augusto César Thediga Pires (UniCEUB)
“Reflexões sobre identidade negra e análise da revolta dos malês no livro didático de história” por Manuela de Novaes e Silva Alves (UniCEUB)
ST 02 (Sessão II)- Direito, Justiça e Memória- Coordenação: Prof. Ana Catarina Zema e Prof. Marcelo Tadeu dos Santos
“Repreender o mal e conservar o bem: o papel do monarca no antigo regime em Portugal” por Marcelo Tadeu dos Santos (UniCEUB)
“Um estudo das teorias de Benjamin aplicadas à poética de Maiakovski” por Rafael Rangel Goulart (UniCEUB)
“O Presidente Negro” por Bruna Santana Fernandes (UniCEUB)
“Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra: compreensões de cidadania por Miguel Alves dos Santos” por Gleno Ervandil Faria da Costa e Julio Cesar Fernandes de Souza (UniCEUB)
“Política e Cotidiano em Santa Maria” por Aline Corrêa Viana (UniCEUB)
ST 03 (Sessão II)- Fontes Documentais e Pesquisa Histórica- Coordenação: Prof. Cristiane Portela e Prof. Deusdedith Jr.
“Reflexões sobre um percurso metodológico: notas sobre pesquisa histórica e documental” por Cristiane de Assis Portela (UniCEUB/ArPDF/UnB)
“Representações acerca dos indígenas de Goiás: investigando a revista do IHGB (1839-1889)” por Isabel Escobar Crescencio (UniCEUB/ UnB)
4
“Águas Lindas: uma história contada por anônimos” por André Magalhães de Souza (UniCEUB)
“Brasília: quase uma segregação perfeita” por Joseil Geraldo Martins (UniCEUB)
”Entre sonhos, utopias e realidade: a presença da mulher no cotidiano dos movimentos sindicais” por Aurora da Silva Pereira; José Rubevan de Oliveira Lucena e Nayara Magalhães dos Santos (UniCEUB)
24/maio
(quinta-feira)
Local: Auditório do Bloco 8
19h30
- Conferência de Encerramento- Prof. Ms. Leandro Bulhões (UnB)
“Olhos novos para o novo: dilemas e perspectivas do fazer e viver a história”
Comentário do palestrante: “Olhos novos para o novo”! Esta frase, proferida pelo poeta baiano Pedro Kilkerry, em 1913, traz à tona a necessidade da novidade de espírito dos sujeitos em relação às inúmeras possibilidades de interação destes com os movimentos da história. Nesta perspectiva, o “novo” é um fenômeno que perpassa um “todo” constituído pelos eventos e indivíduos. Como a vida, a historiografia também é constituída de movimento. De que modo as recentes abordagens, temáticas e metodologias do fazer historiográfico podem transformar a História, a sociedade e os sujeitos?
- Coquetel com exposição de livros para aquisição
25/maio
(sexta-feira)
Local: Ginásio de Esportes do Bloco 4
19h30- 22h30
Atividade Cultural de Encerramento (CA de História)
21 a 25/maio
(de segunda a sexta)
Locais:
Hall do Bloco 6
e
Hall do Bloco 8
Exposição Fotográfica – Arquivo Público do DF (ArPDF)
Tema: Brasília- retratos de uma história
Realização:
Curso de História do Centro Universitário de Brasília
Centro Acadêmico de História
Apoio:
Arquivo Público do DF
5
Formato do evento e descrição
Durante a semana de 21 a 25 de maio de 2012 serão organizadas conferências, simpósios temáticos, mesas de comunicações coordenadas, lançamentos de livros, exposição de trabalhos em banners, exposição fotográfica e atividades culturais.
As inscrições são gratuitas e feitas online, por meio do site do UniCEUB e/ou do e-mail (historia@uniceub.br). As atividades acontecerão em dois espaços: Bloco 6 e Bloco 8. O Bloco 6 é o espaço reservado para os simpósios temáticos com apresentação de comunicação coordenada e atividades culturais. Para as Conferências e Lançamentos de Livros será utilizado o Auditório do Bloco 8.
As conferências possibilitam contextualizar o campo de produção historiográfica no Brasil, estabelecendo interlocução com pesquisadores reconhecidos nacionalmente pela relevância de sua produção. É o caso de nossos conferencistas que farão a abertura e encerramento do evento: Prof. Dr. Marcos Silva (USP) e Prof. Msc. Leandro Santos Bulhões (UnB).
Os lançamentos e exposição de livros permitem divulgar a produção acadêmica dos historiadores da instituição e de pesquisadores convidados.
Os simpósios temáticos serão organizados pelos/pelas professores/professoras do Curso de História com o objetivo de abordar temas relevantes para o campo de produção da História, apresentando diferentes perspectivas historiográficas. Os temas são propositalmente abrangentes e dialogam entre si, o que nos permite alcançar o público alvo do evento: graduandos, estudantes egressos da instituição e pós-graduandos já envolvidos em atividades de pesquisa. Cada simpósio será coordenado por dois professores. Os simpósios serão compostos por mesas de comunicações coordenadas, espaço destinado para apresentação de trabalhos diversos, inscritos individualmente e previamente selecionados pelos coordenadores. Além do tempo disposto para a comunicação individual (15 min.), será reservado um momento para o debate entre os participantes da mesa e o público.
SIMPÓSIO TEMÁTICO 01- HISTÓRIA, RAÇA E GÊNERO- Coordenação: Prof. Joelma Rodrigues e Prof. Salatiel Ribeiro
Proposta do Simpósio: Este simpósio configura-se como um espaço de troca de experiências de pesquisa entre profissionais da História e aspirantes. Tem como objetivo especular procedimentos teóricos e metodológicos que auxiliem na compreensão dos processos e dos dispositivos por intermédio dos quais as noções de realidade (e os papéis sociais) se cristalizam. Tem como foco os estudos que envolvem questões de raça e de gênero, e busca – a partir de uma perspectiva culturalista e pós-estruturalista – abordar as diversas estratégias de relações de força que condicionam (e são condicionados por) certos tipos de saber ligados àquelas categorias.
6
SIMPÓSIO TEMÁTICO 02- DIREITO, JUSTIÇA E MEMÓRIA- Coordenação: Prof. Ana Catarina Zema e Prof. Marcelo Tadeu dos Santos
Proposta do Simpósio: O objetivo deste simpósio é o de estabelecer uma discussão que abarque a complexa relação entre justiça, direito e memória, procurando um diálogo que demonstre as possibilidades em torno de abordagens que se pautam no campo da História Social e Politica. Dentro desta perspectiva, abre-se a possibilidade de uma gama de novas análises, encontros e publicações em que os olhares sobre as questões politicas ultrapassam as velhas fórmulas limitadas pelas ações dos grandes homens e dos grandes feitos. Neste contexto, surgem novos estudos sobre o papel do direito e da justiça, onde a memória aparece como espaço de disputas que são configuradas por complexas teias de relações de poder e antigos conceitos são abordados a partir de novas perspectivas. Assim, pretendemos redimensionar as noções e conceitos acerca das ações individuais e coletivas, na medida em que são ampliadas as perspectivas das relações do politico nos vários âmbitos da vida social. Trata-se de um esforço no sentido de demonstrar a importância que os estudos sobre as ações politicas formais e informais, memória, biografias, cotidiano e cultura são fatores que enriquecem essa nova perspectiva no campo historiográfico.
SIMPÓSIO TEMÁTICO 03- FONTES DOCUMENTAIS E PESQUISA HISTÓRICA-Coordenação: Prof. Cristiane Portela e Prof. Deusdedith Rocha Jr.
Proposta do Simpósio: Este simpósio busca constituir um espaço para interlocução entre pesquisadores – profissionais acadêmicos e em formação – que reflitam acerca das diferentes perspectivas de pesquisa histórica, e em especial àqueles que têm se dedicado à utilização de fontes documentais para tratar da história local e/ou regional - leia-se a história de Brasília e do Distrito Federal - em uma compreensão ampla e que sinalize novas proposições historiográficas. A expectativa é a de que possamos estreitar relações e articular uma rede de contatos para a troca de experiências, de forma que se estimule a contribuição mútua entre os historiadores e outros profissionais que trabalham com temas relacionados à história local/regional, incentivando assim o desenvolvimento de novas pesquisas que tratem o tema.
PRAZOS E ORIENTAÇÕES PARA ENVIO DE COMUNICAÇÕES INDIVIDUAIS
Para apresentação de trabalho nos simpósios temáticos:
As propostas de comunicação deverão ser encaminhadas até 15/05/2012 para o e-mail historia@uniceub.br, com o seguinte formato: resumo de 10 (dez) linhas, em fonte times new roman, tamanho 12 e espaçamento simples. Deve conter: título, nome completo, titulação e vínculo institucional do proponente e 03 (três) palavras-chave.
Para publicação dos textos completos nos anais do evento:
Para a publicação dos trabalhos nos Anais do evento, os proponentes devem encaminhar até 30/05/2012 o texto completo apresentado no simpósio, observando as seguintes características: o texto deverá conter entre 08 e 12 laudas, ser escrito em fonte times new roman, espaçamento1,5. As citações devem ser apresentadas com espaçamento simples, recuo 4,0 à esquerda, fonte 11.
Nenhum comentário:
Postar um comentário