17 de dez. de 2012

Matemática na prática




*Profº Vítor Andrade

Seguindo as orientações do  Ministério da Educação – MEC, a educação básica passa a ter 9 anos e no 1º ano do ensino fundamental  a criança deve ingressar aos 6 anos de idade. De acordo com a lei 10.172 de 2001 meta a ser atingida segundo  o PNE que diz: “oferecer
maiores oportunidades de aprendizagem no período da escolarização obrigatória e
assegurar que, ingressando mais cedo no sistema de ensino, as crianças prossigam
nos estudos, alcançando maior nível de escolaridade”.

Pais e mestres devem estar atentos essas novas mudanças, principalmente na educação dos anos iniciais, pois alunos não podem avançar na idade e na vida escolar com déficits oriundos de anos anteriores, e matérias que mais apresentam dificuldades são justamente matemática e português, porque segundo o próprio Piaget algumas habilidades ainda não foram desenvolvidas  não podendo se atribuir  à linguagem,a origem da lógica, pois ela constitui o núcleo do pensamento racional. Na prática ensinar as disciplinas puramente pelo simples fato de ensinar, não contribuirá para o desenvolvimento, assimilação e aprendizagem das crianças, pois elas estão com a mentalidade associada a ações práticas.

Se você ensinar o Hino Nacional a uma criança ele pode aprender, simplesmente repetindo o que está sendo ensinado, ou seja, “Meros papagaios”, mas se for ensinar a postura correta, o porquê do Hino, sobre a bandeira, explicando palavras da letra ela despertará interesse, assim em aprender Ciências, Geografia, História. Na língua portuguesa os erros ortográficos são recorrentes, pois muitas vezes elas escrevem como pronunciam as palavras, sendo corriqueiras dificuldades com dígrafos, acentuação, porém tudo será sanado com o tempo. Por falar em Matemática, Eu utilizei métodos matemáticos com uma criança de 6 anos, ou seja no primeiro ano do ensino fundamental assim que começaram as atividades de sistema de medidas,volume e operações.

Para uma criança de 6 anos você pode ensinar matemática  brincando. Use tudo que a imaginação permitir assim como as dicas abaixo:
Para ensinar operações primeiramente eu iniciei com a soma pois para a criança assimila que cada vez que acrescento algo na operação ela aumenta é mais fácil que iniciar com a subtração que dá, de certa forma, uma idéia de perda. Faça um circulo no chão e adquira bolas de gude de cor branca e de cor preta, a brincadeira consiste em distanciar-se  do circulo e fazer com que as bolas  parem dentro, após isso vá fazendo a soma 1bolinha ( no centro do circulo)+1bolinha ( no centro do Circulo) são 2bolinhas, e assim vá aumentando até ela se acostumar com a soma, é legal usar 10 bolinhas pois ela pode utilizar os dedos para fazer somas simples quem colocar mais bolinhas no circulo vence, e os números pares são de maior assimilação.

Para Subtração use o mesmo sistema circulo e bolinhas. Agora todas as bolinhas estão no centro você pode jogar uma vez e a criança outra, marca-se a distância e quem  colocar mais  bolinhas para fora do circulo utilizando outra (maior), vence, daí faz-se o seguinte pergunte a criança: temos 10 bolinhas você pois uma para fora quantas ficaram? Ele pode tirar duas ou mais daí faz-se a operação. Lembrando que ela só pode tirar de uma cor ou de outra (preta ou branca) que ela escolheu.

Pode se também no sistema de medidas utilizar as pipas, peão ou papagaio como queiram, pega-se a linha da pipa e a cada 1 metro  amarre uma fitinha como as da rabiola, quando você for descarregando a linha verá quantos metros ela subiu, e pode-se pedir a criança para contar quantas fitinhas subiram e daí explicar quantos metros. Quando for enrolar a linha faça a conta inversa, digamos que você descarregou 10 metros de linha, portanto tem 10 fitinhas na linha e agora está enrolando para guardar, conte: enrolou 1 fitinha ,ou seja  10-1 igual a 9 e assim até o final.

 E para explicar o sistema métrico você pode utilizar 100 palitinhos ( pode ser de churrasco, lápis ou algo parecido) e mostrará que cada 1( palitinho)  corresponde a 1 centímetro e  a cada  100 centímetros igual 1 metro, Depois da brincadeira faça uma bela limonada, peça a criança para pegar os limões, pega um, pega outro e depois pergunte quantos limões têm, faça continhas do tipo partir um limão ao meio, ou seja metade + metade 1 inteiro, peça a criança para colocar os copos de água dentro do liquidificador  e conte com ela quantos foram, assim como nas medidas de açúcar. Depois de utilizar esses métodos e outros que você criar, vá ao papel e o velho lápis e a ensine no método tradicional e vá lembrando das brincadeiras.

Essas são apenas dicas. Cada pai e cada professor têm seu método, mas tem pais e mestres que não tem nenhum, e aqui as ideias servem apenas para clarear, o interessante é que inventem jogos e compartilhem com os outros, e que essas dicas devem ser feitas por etapas, uma por vez, é necessária também muita, mas muita paciência afinal está lidando com crianças e elas não tem a habilidade dos adultos.

Portanto não as xinguem, não grite, tenha calma você está lidando com o futuro e o futuro a gente trata com carinho e amor, brincando elas começarão a associar a matemática na prática e começarão a perceber que matemática pode ser uma coisa prazerosa, assim como qualquer outra disciplina o que vai fazer a diferença é o método com que está sendo levado até elas, e como elas absorverão o que foi ensinado, as dicas podem parecer bobas mas para uma criança em fase de aprendizagem, elas podem fazer grande diferença, ficam mais interessantes que ensinadas no papel. Os pais devem participar desse processo e não deixar apenas por conta da escola, esses métodos eu utilizei e  deram certo e espero que continuem dando certo por muito tempo.


Profº Vítor Andrade
Professor de História

“Mestre não é aquele que aprendeu a ensinar, mas aquele que ensina a aprender.”

Marcelo Soriano



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