23 de ago. de 2013

Resumo básico para a prova interdisciplinar de História e Geografia para os 8º anos e 8ª Séries.

  Bons estudos, não deixem para última hora, e lembrem-se a única maneira de fugirmos da opressão, e de alcançarmos algo de bom e positivo e licíto em nossa vida é através dos estudos, portanto estudem, estudem, estudem.. e não esqueçam do furuncol.
Abração

Profº Vítor.'.

8º ANOS :

 No século XIX, os Estados Unidos manifestaram interesse em afirmar sua hegemonia sobre o continente americano. Em 1823, a criação de uma doutrina sintetizada pela frase “A América para os americanos” evidenciava aos países europeus que qualquer tentativa de dominar novamente a América após a independência das colônias seria considerada uma ofensa ao país e encarada como uma agressão ao povo dos Estados Unidos. Neste sentido criaram a doutrina Monroe, com a finalidade de criar uma América para os Americanos
  A expansão empreendida pelos EUA rumo ao oeste do continente foi fundamentada em uma ideia de que os povos de origem anglo-saxônica supostamente seriam predestinados por Deus como doutrina de destino manifesto para ocupar o território americano. 
      No processo de formação de seu território os E.U.A. incorporaram vastos espaços que originalmente não pertenciam à Inglaterra. Pertenceram, respectivamente, à França e ao México as áreas assinaladas com os números:



 Avaliando o ataque aéreo aos EUA, em 2001, o sociólogo Octávio Ianni afirmou:


Quando analisamos os acontecimentos de 11 de setembro, precisamos resgatar o sentido de história. Quando vistos isoladamente, os atentados perdem vários significados e parecem coisa de um "bando de fanáticos"... Mas, na realidade, os atentados foram apenas um fato em uma cadeia muito complexa de acontecimentos e a crescente interferência dos EUA na política interna de outros países.
(Revista "Ciência Hoje", setembro de 2002)



    Em setembro de 2001, ocorreram alguns fortes atentados terroristas contra os Estados Unidos (em Nova York e em Washington), e as autoridades norte-americanas culparam o grupo terrorista Qaeda por esses atos. A principal base e os campos de treinamento desse grupo terrorista era no Afeganistão

A primeira metade do século XIX na História dos EUA foi marcada pela conquista de territórios em direção ao Oceano Pacífico, conhecida como "a marcha para o Oeste". A população passou de 3.900.000 em 1790 para 7.200.000 em 1810, compondo uma sociedade essencialmente agrária, formada por granjas no Nordeste e grandes latifúndios exportadores no Sudeste.

                                              A Europa no Século XIX ( Itália e Alemanha)

Europa no Século XIX -  A Unificação da Alemanha.

Depois da queda de Napoleão, o processo de reorganização das monarquias européias deu origem à formação da Confederação Alemã. Tal confederação consistia em uma região formada por 38 Estados independentes comprometidos a defenderem a soberania das monarquias dos estados participantes. Dentro desse aglomerado de monarquias, Áustria e Prússia sobressaiam-se enquanto as mais influentes nações da Confederação. 

O processo de unificação da Alemanha, junto com o italiano, simbolizou um período de acirramento das disputas entre as economias européias. A partir do estabelecimento dessas novas potências econômicas, observamos uma tensão política gerada pelas disputas imperialistas responsáveis pela montagem do delicado cenário preparatório da Primeira e da Segunda Guerra Mundial.



8ª SÉRIES:
 Da democracia a Ditadura

Quando o golpe militar foi deflagrado, em 1964, ironicamente o Brasil tinha na época, os movimentos de bases político-sociais mais organizados da sua história. Sindicatos, movimento estudantil, movimentos de trabalhadores do campo, movimentos de base dos militares de esquerda dentro das forças armadas, todos estavam engajados e articulados em entidades como a UNE (União Nacional dos Estudantes), o CGT (Comando Geral dos Trabalhadores), o PUA (Pacto da Unidade e Ação), etc, que tinham grande representatividade diante dos destinos políticos da nação. Com a implantação da ditadura, todas essas entidades foram asfixiadas, sendo extintas ou a cair na clandestinidade. Em 1968, os estudantes continuavam a ser os maiores inimigos do regime militar. Reprimidos em suas entidades, passaram a ter voz através da música.

 A Música Popular Brasileira começa a atingir as grandes massas, ousando a falar o que não era permitido à nação. Diante da força dos festivais da MPB, no final da década de sessenta, o regime militar vê-se ameaçado. Movimentos como a Tropicália, com a sua irreverência mais de teor social-cultural do que político-engajado, passou a incomodar os militares. A censura passou a ser a melhor forma da ditadura combater as músicas de protesto e de cunho que pudesse extrapolar a moral da sociedade dominante e amiga do regime. Com a promulgação do AI-5, em 1968, esta censura à arte institucionalizou-se. A MPB sofreu amputações de versos em várias das suas canções, quando não eram totalmente censuradas.

Para censurar a arte e as suas vertentes, foi criada a Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP), por onde deveriam previamente, passar todas as canções antes de executados nos meios públicos. Esta censura prévia não obedecia a qualquer critério, os censores poderiam vetar tanto por motivos políticos, ou de proteção à moral vigente, como por simplesmente não perceberem o que o autor queria dizer com o conteúdo. A censura além de cerceadora, era de uma imbecilidade jamais repetida na história cultural brasileira.


Música: Chico Buarque – Apesar de Você -  ESTA MUSICA ENCONTRA-SE AO LADO , PARA VOCÊS TEREM UMA IDÉIA....



Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão, não.
A minha gente hoje anda
Falando de lado e olhando pro chão.Viu?
Você que inventou esse Estado
Inventou de inventar
Toda escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar o perdão.

Apesar de você
amanhã há de ser outro dia.
Eu pergunto a você onde vai se esconder
Da enorme euforia?
Como vai proibir
Quando o galo insistir em cantar?
Água nova brotando
E a gente se amando sem parar.

Quando chegar o momento
Esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros. Juro!
Todo esse amor reprimido,
Esse grito contido, esse samba no escuro.

Você que inventou a tristeza
Ora tenha a fineza
de “desinventar”.
Você vai pagar, e é dobrado,
Cada lágrima rolada
Nesse meu penar.

Ainda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria.

Você vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença.

E eu vou morrer de rir
E esse dia há de vir
antes do que você pensa.
Apesar de você

Você vai ter que ver
A manhã renascer
E esbanjar poesia.

Como vai se explicar
Vendo o céu clarear, de repente,
Impunemente?
Como vai abafar
Nosso coro a cantar,
Na sua frente.Apesar de você

Amanhã há de ser outro dia.Você vai se dar mal, etc e tal, La, laiá, la laiá, la laiá…….


Tendo o texto por base e a Música do Cantor e Compositor Chico Buarque, ,lembrando que ambos tratam do período de Ditadura Militar no Brasil.



Sobre : A Comissão Nacional  da verdade

 Comissão Nacional da Verdade foi criada pela Lei 12528/2011 e instituída em 16 de maio de 2012. A CNV tem por finalidade apurar graves violações de Direitos Humanos ocorridas entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988. Conheça abaixo a lei que criou a Comissão da Verdade e outros documentos-base sobre o colegiado. Ligada diretamente ao Poder Executivo, vinculado ao Ministério da Justiça.

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: 
Art. 1o É criada, no âmbito da Casa Civil da Presidência da República, a Comissão Nacional da Verdade, com a finalidade de examinar e esclarecer as graves violações de direitos humanos, a fim de efetivar o direito à memória e à verdade histórica e promover a reconciliação nacional. 
Art. 2o  A Comissão Nacional da Verdade, composta de forma pluralista, será integrada por 7 (sete) membros, designados pelo Presidente da República, dentre brasileiros, de reconhecida idoneidade e conduta ética, identificados com a defesa da democracia e da institucionalidade constitucional, bem como com o respeito aos direitos humanos.                                                                                     
         

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