2 de dez. de 2011

A Árvore de Natal

*Por Vítor Andrade

Você sabe como surgiu a árvore de natal? Pois bem, antes de começar a falar sobre ela é importante tocar num ponto delicado da religião: A Reforma Protestante, talvez seja aqui uma História já conhecida, mas será que conhecemos mesmo a verdade?Lembrando Martinho Lutero nasceu na Alemanha, em plena Idade Moderna, a essas horas já havia se debruçado sobre as façanhas de São Francisco de Assis, de Santo Agostinho, afinal Lutero era um Sacerdote Agostiniano, teólogo , professor, a essa hora Deus já não era mais o centro de tudo o TEOcentrismo foi substituído pelo antropocentrismo, Copérnico já havia demonstrado que a Terra gira em torno do Sol.

Essas informações servem para mostrar que Martinho Lutero NUNCA, quis romper laços com a Igreja Católica Apostólica Romana, e sim mudar o que estava errado, como venda de indulgências, que é de maneira geral, trocar a absolvição dos pecados por trocas em dinheiro ou obras, Lutero morreu com devoção a Maria Mãe de Jesus tanto que dizia: . O Reformador prometia cem moedas de ouro a quem lhe provasse que a palavra almah em (Isaías 7,14) não significa virgem, e mais: Ao referir-se a (Mateus 1,25) observa: "Destas palavras não se pode concluir que, após o parto, Maria tenha tido consórcio conjugal. Não se deve crer nem dizer isto".

Hoje as Igrejas ditas evangélicas nem sabem quem foi Lutero, em Brasília dia 30 de novembro foi instituído o Dia do Evangélico que nem o autor da lei sabe por que é dia 30 de novembro, aliás o autor da lei é ex-deputado distrital cassado, responde por crimes de assassinato, onde aliás o Ex-Deputado mudou até de nome de Adão para Carlos, a data correta se formos pensar pela lógica seria 31 de outubro data da REFORMA LUTERANA, e muitos evangélicos não sabem nem quem foi Lutero e nem o que foi a reforma. Tá!Mas professor o que isso tem haver com os símbolos natalinos? existem algumas denominações Evangélicas que enxergam como pecado se ter árvore de natal em casa, luzes etc.

O Presépio foi feito por São Francisco de Assis, em 1223, Presépio significa em hebraico "a manjedoura dos animais", o mesmo São Francisco provocador de Martinho Lutero em reformar a Igreja, conta a história que Francisco de Assis rezava na Igreja de São Damião quando sentiu-se chama a “RECONSTRUIR” a Igreja, essa Igreja era a de estava em Ruínas ( de São Damião), mas a mensagem não era reconstruir a Igreja Física, e sim a Institucional, o mesmo que fez Lutero séculos mais tarde.

MARTINHO LUTERO, como mencionado no inicio do texto, viveu na Alemanha lugar frio, com muitos pinheiros, e com Lutero por perto o que e que deu: A Arvore de Natal. Conta a história que Lutero caminhava pela floresta quando avistou um único ramo verde de pinheiro ao meio da neve, Lutero teria então pegado alguns galhos e os enfeitou com velas, frutas vermelhas, e outros adornos, criando assim a arvore do natal, ao qual Lutero queria simbolizar a grandeza do Reino do Céu, pois um céu estrelado,com noites, frias, e neve caindo sobre pinheiros foi de forte inspiração, reproduzida por nós até hoje, e ainda falam mal de Lutero , que errou e acertou como qualquer um de nós mortais, infelizmente o natal virou data comercial, onde muitas vezes o aniversariante Jesus Cristo nem é convidado para ceia, gasta-se tanto com árvores de natal, com a ceia de natal, e o aniversariante nasceu no meio de animais num celeiro, como representado no presépio feito inicialmente por Francisco de Assis.

Um fraternal abraço,

Profº Vítor Andrade




Um comentário:

Jonas disse...

Vitor, excelente artigo. Parabéns!

Jonas